.

.

AOR, Hard Rock, Melodic rock

quinta-feira, 13 de março de 2014

ROCKIN' REVIEWS - FM, Alien, The Treatment, House of Lords, Overland, Stan Bush


Adaptações constantes são necessárias nesta loucura que é a Internet com tanta informação e pessoas com cada vez menos tempo para longas leituras. A partir de agora os comentários de novos álbuns serão feitos de maneira mais precisa e direta, portanto mais enxutos.

Confiram abaixo minhas indicações de belos álbuns que já estão ou em breve estarão disponíveis no mercado. Fãs de hard rock / AOR anos 80 terão bastante material para ouvir nos próximos meses.  (Denis Freitas)

LEGENDA
1 Guitar (Fraco)   2 Guitars (Regular)   3 Guitars (Muito Bom)   4 Guitars (Excelente)   5 Guitars (Obra Prima)

FM – “Futurama”
Data de lançamento: 31 de Março
Gravadora: Membran



Não costumo comentar EPs, mas este é um caso diferente, pois é um EP com bastante conteúdo dos britânicos do FM. Interessante a faixa de abertura “Futurama”. A música é instrumental e apresenta belas melodias de guitarra, dando ar futurista e servindo como introdução. Das 4 faixas novas, destaco “Bad That’s Good In You”, rocker cheia de melodia no melhor estilo FM, grudenta! Não preciso dizer que a qualidade sonora do EP é impecável assim como em todos os trabalhos da banda.  O mesmo acontece com as faixas ao vivo, dentre as quais destaco “Tough Love” e “Crosstown Train” (ótimas músicas), afinal é bom poder ouvir músicas mais recentes live. Recomendado!


ALIEN – “Eternity”
Data de lançamento: 25 de Abril
Gravadora: AOR Heaven






Os suecos do ALIEN voltam a lançar novo álbum após seu retorno com lineup original em 2010. Para quem não conhece, a banda segue a linha AOR do JOURNEY dos anos 80 e teve relativo sucesso no fim daquela década. Desde então, passou por diversas mudanças de formação, alternando bons e medianos trabalhos. Os fãs mais antigos da banda não se decepcionarão com “Eternity”, pois as características da banda estão todas lá, com os belos vocais de Jim Jidhed e músicas com boas doses de melodia. Por outro lado, a banda parece não estar tão inspirada em alguns momentos e algumas faixas não chegam a empolgar. Outro ponto é a produção que poderia trazer a banda um pouco mais para os dias de hoje. Para mim, “Eternity” é um álbum com altos e baixos e carece de produção mais caprichada e atual, mas deverá agradar a seus fãs antigos e entusiastas do AOR estilo anos 80. Vale a pena conferir.  


THE TREATMENT – “Running With the Dogs”
Data de lançamento: 03 de Fevereiro
Gravadora: Spinefarm Records


O release da banda diz que possuem influências de AC/DC, SEX PISTOLS e AEROSMITH, mas a primeira banda que me veio à cabeça foi a banda de Angus Young, pela sonoridade das guitarras e vocais mais agudos e rasgados. Porém, a banda não se resume a isso e após ouvir as faixas de “Running With The Dogs” é possível perceber que o THE TREATMENT tem bastante personalidade e com altas doses de inspiração e competência produz excelentes composições. A banda inglesa é formada por músicos jovens que tocam com categoria de espantar, principalmente os guitarristas Jake Pattinson e Tagore Grey, que esbanjam talento em todas as faixas desferindo riffs e solos muito empolgantes. O som varia entre hard rock e rock and roll básico, mas cheio de energia, com bela produção e execução. Muito recomendado! 


HOUSE OF LORDS – “Precious Metal” 
Data de lançamento: 21 de Fevereiro
Gravadora: Frontiers Records





Os americanos do HOUSE OF LORDS retornam com mais um ótimo trabalho para sua discografia. Quem gostou do último álbum “Big Money” com certeza não irá se decepcionar com este, pois é melhor, muito melhor eu diria. Difícil encontrar uma música fraca em “Precious Metal”. Guitarras pesadas e empolgantes de Jimi Bell, James Christian dando uma aula com sua belíssima voz, back vocals impecáveis e produção de primeira. A banda se mostra levemente mais pesada em alguns momentos, mas no geral é o HOUSE OF LORDS fazendo o que faz de melhor: hard rock com peso e melodia. E desta a vez a banda surpreendeu com uma faixa mais moderna: a excelente “Enemy Mine”, na qual James divide os vocais com sua esposa Robin Beck em uma performance de impressionar.   Muito recomendado!


OVERLAND – “Epic”
Data de lançamento: 21 de Fevereiro
Gravadora: Escape







O veterano inglês Steve Overland está em muito boa fase, fazendo shows pela Europa e lançando trabalhos quase sem intervalos com o FM e agora em formato solo. Acompanhado pelo craque Mike Slamer (SEVENTH KEY) na guitarra, Overland nos brinda com mais um belo trabalho solo. A princípio, “Epic” pode soar um tanto previsível, com aquela sonoridade AOR bem anos 80, mas ao ouvir com mais calma você começa a perceber a qualidade das músicas e elas ficam em sua cabeça. Mike Slamer mostra bastante inspiração e dá sua valiosa contribuição com belos solos e melodias, teclados muito bem encaixados e produção de primeira. No geral, “Epic” é um álbum de rock bastante melódico, com momentos quase pop e músicas bem marcantes, lembrando os álbuns mais antigos do próprio FM. Gostaria de ver Steve se arriscando um pouco mais, pois é um grande músico. Contudo, isto não diminui a qualidade do álbum. Um prato cheio para quem gosta de melodic rock com pegada anos 80! 


STAN BUSH – “The Ultimate”
Data de lançamento: 17 de Março
Gravadora: Melodic Rock Records







Mais um trabalho que agradará a fãs dos anos 80 e suas músicas com bastante melodia e interpretação cheia de emoção. Stan Bush retorna com um belo álbum e músicas bem compostas e executadas. Quem gostou do ótimo “In This Life” de 2007, com certeza também irá gostar de “The Ultimate”. Belos teclados por todo o álbum em harmonia com ótimos riffs dão o tom do CD e Stan Bush encaixa sua bela voz com sua tradicional emoção e categoria. O único ponto que me incomoda é o recorrente tema nas músicas de Stan do tipo “Levante e Lute”, “Desafie os Limites”, que dá um ar de auto ajuda  e fica um pouco repetitivo. Alguns momentos um pouco mais pesados aqui e ali, mas no geral Stan Bush faz seu melodic rock com aquele ar de trilha sonora de filmes de ação dos anos 80 e leves pitadas de modernidade em sua produção/efeitos. Para quem curte bandas tipo SURVIVOR, PRIDE OF LIONS, GIANT. Muito bom, recomendado!


Nenhum comentário:

Postar um comentário