.

.

AOR, Hard Rock, Melodic rock

sábado, 22 de fevereiro de 2014

ROCKIN' INTERVIEWS - Kee Marcello


Hoje trago para vocês mais um bate-papo com um grande nome do rock mundial: Kee Marcello! Com seu nome eternamente ligado aos gigantes do hard rock mundial da banda EUROPE, o guitarrista, cantor e compositor continua fazendo música de alto nível. Música que para muitos, inclusive este que vos fala, é melhor do que a feita atualmente por sua ex-banda. Gostos à parte, Kee Marcello lançou o ótimo álbum “Judas Kiss” no ano passado e decidi entrar em contato com ele para saber mais informações de seu trabalho. Kee mostrou-se bastante receptivo e atencioso, dando respostas bem detalhadas. Espero que gostem! (Denis Freitas)

ENTREVISTA

Oi Kee! é um prazer tê-lo no BRAZIL ROCK MELODY. Você já esteve no Brasil ou países da América do Sul? Como foi? Como é sua relação com os fãs daqui?

Oi Denis, o prazer é todo meu. Eu fui para o Chile e Argentina algumas vezes, mas nunca para o Brasil por alguma razão, nem solo ou com os meus outros projetos. Quando eu estava no EUROPE, nos ofereceram para fazer o Rock In Rio uma vez, mas acabamos não fazendo, eu não sei por quê. O estranho é que eu sei que eu tenho um monte de fãs fiéis no Brasil e isso tem que mudar no futuro! Eu tenho, por exemplo, lembranças muito legais do Chile quando eu toquei no Viña del Mar Festival pela primeira vez (com o EUROPE em 1992). As pessoas foram muito simpáticas e muito entusiasmadas. Eu converso com os fãs sul americanos na minha página no facebook: Kee MarcelloEu tento responder o quanto posso e eu recebo vários do Brasil, mas também de todo a America do Sul. Eu tenho que ir tocar aí logo!


O que você tem feito ultimamente e como está hoje sua vida em geral?

Bem, além do lançamento da trilogia Redux (os álbuns "Redux : Shine On", "Redux : Melon Demon Divine" e "Redux : Europe"), em 2011, eu também lancei minha autobiografia "The Rockstar God Forgot" e tornou-se um best-seller. Ela só está em sueco no momento, mas as traduções em Inglês e Espanhol estão sendo feitas. Eu também tenho algumas ofertas pendentes para fazer um filme disso e eu acho que poderia dar um grande filme. Vamos ver.
No final de 2012 fui convidado para estar na produção sueca do musical rock anos 80 "Rock Of Ages". Eles me levaram para Londres para ver a versão deles, mas eu não me via no show, então eu não quis. Mais tarde, o produtor Bo Andersson me disse que eles tinham algo realmente especial planejado para mim na produção sueca. E com certeza eles tinham – acabaram fazendo um papel na peça personalizado, escrito para eu ser eu mesmo como Kee Marcello no musical!

A autobiografia de Kee: "The Rockstar God Forgot"
Isso é exclusivo para esse show, eles não tem nas produções de Las Vegas, Broadway ou de West End. Eu toco e canto muito, mas também tenho falas. Tem sido divertido explorar meu lado de ator - embora eu ache que é muito parecido com o que eu sempre faço. Quando você sobe ao palco para tocar, você se torna parte de um show. Fizemos duas temporadas em Estocolmo 2013, 100 shows esgotados e em fevereiro deste ano tivemos a estreia em Gotemburgo para pelo menos mais 50 shows. Além disso, também sou o co-proprietário de várias empresas, como a editora sueca chamada Firefly Entertainment que divulgam musica, TV e filmes.
Eu moro em uma casa na costa oeste da Suécia saindo de Gotemburgo com minha esposa e as crianças. Eu tenho um filho de 12 anos chamado Tim e os dois mais velhos, Hanna de 21 e Tobias de 23 moram em sues apartamentos desde o ano passado. Minha linda esposa Pia e eu trabalhamos em conjunto. Ela foi da indústria de TV e cinema durante muitos anos, mas por eu ter tantos negócios hoje em dia, decidimos que ela iria trabalhar para nós, então Pia é agora a minha agente.

No ano passado você lançou o excelente "Judas Kiss". Quanto tempo levou para fazer o álbum? Como você descreveria sua sonoridade?

Obrigado. Na verdade, não demorou muito tempo realmente para gravar e mixar o álbum, mas levou muito tempo para montá-lo por várias razões. Em primeiro lugar, foi porque eu montei o GEM Studios e produzi e escrevi para um monte de outros artistas com os quais obtive bastante sucesso. Mas, infelizmente, parecia tomar o tempo que eu precisava usar no K2. Depois de alguns anos fazendo isso, comecei a me sentir trancado no estúdio e embarquei em várias turnês de 2007 a 2010. Em seguida, um conflito infeliz com o meu management anterior atrasou tudo ainda mais. A gravação real de “Judas Kiss”  foi bastante simples. Principalmente devido ao fato de que eu tenho o meu próprio estúdio, (GEM Studios em Gotemburgo) e gravei minha voz, guitarra e teclados etc. e os baixos de Ken Sandin lá, exceto a bateria. Mike Terrana,  com quem eu toquei a maioria das músicas ao vivo antes disso, gravou sua bateria com um engenheiro em um estúdio em Pisa, Itália. O álbum foi mixado por Roberto Laghi (IN FLAMES, HARDCORE SUPERSTARS) e ele deu o toque crú que eu queria. Foi masterizadoo por Dragan Tanaskovich e eu acho que ele realmente tem o que estávamos procurando. Não é como ultra-stereo, foi feito para criar uma sensação mais direta, menos brilhante, isso foi tudo trabalho do Dragan.



“Judas Kiss” soa bastante pesado e agressivo, apesar dos momentos melódicos. Com o EUROPE você sempre fez seus riffs e solos melódicos e técnicos, mas a banda não tinha o lado agressivo. É essa a sua maneira favorita de fazer música hoje em dia, combinando agressividade e melodia?

Sim, é. Eu gosto de combinar melodias e riffs com vocal com uma atitude agressiva. Faz todo o sentido para mim. Eu acredito que eu sou fundamentalmente um guitarrista/cantor de rock e blues com raízes punk rock.

O clássico "Out of This World" do EUROPE com Kee Marcello (abaixo na direita)

O lado "louco / agressivo" de sua música, a performance ou até mesmo a sua personalidade alguma vez entrou em conflito com a personalidade dos caras do EUROPE, que parecem ser mais do tipo "bons moços"?

Mais de uma vez!

Você ouviu algum comentário sobre o refrão da ótima faixa "Dog Eat Dog" soar semelhante a música “TNT” do AC/DC? O que você acha disso? Você já escreveu músicas inspirado em outras músicas ou riffs?

Sim, já me falaram. Mas eu realmente não entendo. Essas três notas tem estado presentes na música blues / rock desde o início dos tempos. Eu sei de pelo menos cinco outras canções onde essas três notas nessa ordem formam um riff. Sim, eu escrevi a peça instrumental "Hammer’s Heart" como um tributo a Jeff Beck e Gary Moore.


Já faz 10 anos que você lançou K2 "Melon Demon Divine", um grande álbum em minha opinião. Ainda soa rock / metal muito moderno. Um monte de bandas antigas e fãs de rock, mesmo jovens, preferem o som clássico do rock antigo. Você sente algum tipo de preconceito dentro do ambiente do rock por experimentar e tentar evoluir? Existe uma possibilidade de mais um álbum do K2?

K2 foi como eu costumava chamar meu projeto solo, mas depois recebi o conselho de simplesmente chamá-lo de "Kee Marcello" para evitar confusão, porque “Melon Demon Divine” foi realmente o meu segundo álbum solo. Eu cantava e tocava tudo, exceto a bateria, incrivelmente feita por Snowy Shaw (KING DIAMOND, DREAM EVIL). Eu também gravei e mixei no meu então novo GEM Studios. Concordo com você, há algum preconceito acontecendo dentro do negócio do rock quando as pessoas tentam fazer algo criativo e diferente. Eu acho que os roqueiros são muito conservadores, eles ficam com o que eles sempre gostaram. Um bom exemplo é o AC/DC que você mencionou, eles estão fazendo o mesmo álbum por décadas. Eu tenho algumas ideias de músicas a caminho que estão na mesma linha de “Melon Demon Divine”, mas vamos ver o que acontece. Gostaria muito de fazê-lo em algum momento.


  
Você pode por favor deixar uma mensagem para seus fãs no Brasil e nos dizer seus planos para 2014? Obrigado!

Obrigado por seu apoio fiel ao longo dos anos! Eu quero ir tocar para vocês no outono de 2014, eu estou planejando isso com o meu agente enquanto falamos. Vou falar com Denis aqui e assim que eu tiver datas confirmadas, nós vamos fazer uma enquete no meu facebook e no BRAZIL ROCK MELODY para vocês votarem em quais músicas de toda a minha carreira vocês querem que eu toque na turnê no Brasil! Espero vê-los então! Deus os abençoe. Obrigado e amor de KeeMan.

KEE MARCELLO no facebook (clique aqui)

Nenhum comentário:

Postar um comentário