.

.

AOR, Hard Rock, Melodic rock

domingo, 19 de janeiro de 2014

ROCKIN' INTERVIEWS - LEO MANCINI



É ótimo poder começar o ROCKIN' INTERVIEWS de 2014 com um músico brasileiro. E estamos falando de um grande profissional da música: Léo Mancini. Nascido em uma família de músicos, Léo atua como guitarrista e compositor, além de cantar, lecionar e produzir, inclusive jingles e trilhas para empresas. 
Léo integra grandes bandas no cenário nacional como TEMPESTT, SHAMAN e NOTURNALL, além de frequentemente acompanhar músicos internacionais como Billy Sheehan (MR.BIG / THE WINERY DOGS) e Jeff Scott Soto (W.E.T.). Mesmo bastante ocupado com tantas atividades, Léo foi gentil o suficiente para falar com exclusividade para o BRM(Denis Freitas)

ENTREVISTA

Fala Léo, tudo bem? É um prazer tê-lo no BRAZIL ROCK MELODY. Para começar, uma curiosidade. Você costuma ler (livro ou online) sobre música/rock? Se sim, o que exatamente?

Oi irmão! Tudo bem! Agradeço o convite para a entrevista. Nestes últimos anos não estou lendo sobre música. Costumava ler as revistas especializadas em guitarra. Também porque era colunista de uma delas. Antigamente lia livros de harmonia, solfejo, ditado rítmico, etc. Hoje em dia costumo pesquisar na internet o que tenho curiosidade. 


Você, além de músico, produz, leciona e trabalha com jingles. Quanto de guitarrista ainda existe em você? Você é daqueles que tenta sempre ser mais técnico e evoluir ou hoje o tempo não permite?

Este é um dos meus maiores conflitos. Tenho paixão por tudo: tocar, produzir, cantar, gravar, mixar, masterizar, estudar, fazer shows de metal, shows com meu projeto solo, eventos corporativos, etc. Estudo guitarra para manter a técnica e de tempos em tempos estudo para agregar novas sonoridades a minha forma de tocar. Sempre há evolução! Por fazer muitas coisas na música, sempre há aprendizado musical. Por exemplo: eu sou muito perfeccionista para fazer uma mixagem. Então, ao vivo, sei muito bem as frequências que precisam ser equalizadas. E, quando o técnico não vai bem, tomo seu posto e realizo a passagem. E, além disso, sei me colocar musicalmente em qualquer situação. Presto muita atenção em como soa a banda e regulo meu volume (instrumento, voz ou backing) para o beneficio do todo. Como canto e faço backing, posso compor e executar voz principal e coros dos artistas ou trilhas musicais. Tudo o que eu faço me aperfeiçoa no geral... Graças a Deus!!! Ainda assim, estou me organizando para largar algum projeto e arrumar  mais tempo para estudar mais guitarra! 

Ainda sobre a guitarra, você não acha que no mundo do rock perdemos um pouco do feeling de guitarristas como Eddie Van Halen ou Angus Young para os extremamente técnicos e rápidos? Você não acha que estes guitarristas antigos davam um toque mais popular e atraíam mais público para o estilo?

Acho que os meus heróis agradam pouco a nova geração. E voce citou exatamente o que eu ouvia quando era moleque! Graças a Deus ouvi esses caras porque, ainda hoje, os considero incríveis. Hoje, com o boom da Internet, temos influência de gênios da guitarra que dominam a técnica no instrumento e a sensibilidade para fazer música e os guitarristas anti-musicais!!! Tipo circo de solei, técnica absurda, composição fraca e interpretação inexistente. Venho sentindo na pele que os amantes do metal curtem algo com mais feeling e interpretação sensível. Maaaas...Toque 200 notas em um segundo e pronto!!! Voce passou no teste... (risos) Na verdade acho que música é algo que tem que despertar emoções. Curto música! E, em momentos, acho a técnica e velocidade imprescindíveis para criar um clima de tirar o fôlego. Mas tudo, para mim, tem que ter dinâmica. Forte, fraco, leve, pesado, etc... Veja bem, isso é o que gosto. Não é uma verdade universal. Tem gente que tem sensações ouvindo muitas notas por segundo. E gente que fica feliz ouvindo funk do Rio!!! Desculpa, não aguentei. Acho que os guitarristas que tinham sucesso em minha época, em sua maioria, eram muito mais musicais do que os de hoje. Hoje em dia existem muitos guitarristas incríveis mas, na mesma proporção, os ruins. Agora é de cada um escolhe-los como influência. 

Seu CD solo “Acoustic Hits” traz bastante música pop. Você acha que faltam bandas hoje em dia que façam a mistura de pop com  rock / hard rock como QUEEN e DEF LEPPARD faziam? Em menor grau, o próprio TALISMAN do Jeff Scott Soto fazia um pouco disso com algo de soul e funk. Teríamos regredido e ficado mais radicais no rock?

Essas bandas existem!! Escutei bandas atuais geniais com esse perfil. Mas, infelizmente, não estão fazendo sucesso por aqui. Na Europa tem maior aceitação mas, mesmo assim, não tem a mesma projeção e, por isso, não tem o mesmo investimento por parte das gravadoras.

Você tem trabalhado com grandes nomes internacionais do rock. Quais foram os mais importantes para você e porquê? Algum te decepcionou de alguma forma?

Trabalhei e continuo trabalhando. De forma indireta com Jeff Scott Soto, fiz duas tours com Tim "Ripper" Owens (ex-JUDAS PRIEST) pelo Brasil, 3 shows com Steve Augeri (ex-JOURNEY), participei de 2 shows do Kip Winger (WINGER)Jeff é um dos melhores performers que já vi! Incrível a energia que esse cara tem no palco! Musical ao extremo! Participei dos 2 últimos CDS dele. Eu e Edu Cominato (TEMPESTT) compusemos algumas músicas e Jeff criava linhas vocais matadoras!!! 

Tim Ripper tem uma tora vocal. Podia estar doente, cansado, o que for. Sua voz sempre sai incrível! Como todo ser humano e por estar em tour, às vezes tinha seus maus momentos. Mas isso é totalmente compreensível e discutido fora do palco. Grande pessoa e um profissional absurdo!

Kip Winger: mestre!!! Um dos músicos mais incríveis que conheci. Pra quem não sabe, ele estudou regência e escreve composições para orquestra. Além disso, ele tem carreira solo com composições incríveis. Fazer um som com esse cara foi uma das minhas melhores recompensas como músico. Voltando de Porto Alegre, depois de um show, a gente estava falando sobre composição e música comercial para fazer sucesso.
Eu disse que, com o TEMPESTT, estávamos compondo músicas muito trabalhadas, mas talvez, pouco comerciais porque gostamos de criar varias partes, melodias diversas, etc. Disse que fomos convencidos a mexer em algumas partes para que fique mais comercial. E ele me disse: "Cara, você estudou música arduamente e tem anos de experiência. Você tem um compromisso com a música e cada vez mais tem que deixar o seu melhor para que os outros escutem. Algo que você acredita!"
O que posso falar? MESTRE! Sempre faço o que componho com o coração! Isso foi a confirmação que estou no caminho certo.

Léo e B.J. com Steve Augeri no Brasil 

Como estão as gravações para o novo CD do TEMPESTT? O que podemos esperar em termos de sonoridade? Tim Ripper Owens fará participação no álbum, como foi a gravação com ele?

Estamos mixando o novo cd. A essência e personalidade que estabelecemos ao longo dos anos se uniram à maturidade musical. O cd está demais!! Pra gente está demais, esperamos que curtam!! A participação de Tim Ripper Owens é na música "Closing Fist". Nela ele divide vocal com B.J. Nós enviamos o playback da música e ele enviou as vozes. Ele foi muito generoso! Além de 3 pistas de voz principal, ele ainda gravou outras 5 com muitos backings!!! Ele é um monstro!!! A música está incrível! 

TEMPESTT
Você também está gravando para o novo álbum de Jeff Scott Soto. Você já recebe a música pronta ou você mesmo está compondo?

Eu componho com o Edu Cominato. Mandamos as músicas e Jeff cria as melodias e letras. Depois ele as reenvia para a nossa aprovação ou para opinar em alguma parte.

Quais são os planos no futuro próximo? Muito obrigado e sinta-se a vontade para deixar sua mensagem.

Agora, com a banda NOTURNALL, estamos organizando o lançamento do CD e ensaiando para a tour. Além disso, estamos discutindo o roteiro do clipe do próximo single da banda. Estou terminando o segundo CD do meu projeto “Acoustic Hits” com versões acústicas de grandes hits internacionais. Ainda com esse projeto, farei 4 apresentações pela rádio Alpha FM em São Paulo. Curtam minha fan page no facebook e saibam todos os detalhes sobre esses e outros shows. Aos amigos do site BRAZIL ROCK MELODY agradeço muito o convite e parabenizo pelo lindo trabalho em prol da música. Foi um grande prazer participar! Um abraço e que tenham um ano iluminado! Valeu!!! 

Nenhum comentário:

Postar um comentário