.

.

AOR, Hard Rock, Melodic rock

domingo, 10 de novembro de 2013

ROCKIN' REVIEWS - FIREFEST X

Hoje trago para vocês o review do FIREFEST X, renomado festival de Melodic Rock / AOR / Hard Rock, que aconteceu nos dias 18, 19 e 20 de Outubro em Nottingham, na belíssima Inglaterra. Para tanto, recorri ao amigo Sebastián Cauvet que foi ao evento e nos trouxe detalhes e imagens muito interessantes. Obrigado Sebastián! (Denis Freitas)

Sebastián Cauvet é argentino e mora no Brasil há 7 anos. Começou a escutar Rock desde muito pequeno. Aos 6 anos de idade já conhecia KISS, Charly Garcia e posteriormente QUEEN e EUROPE. Mas a paixão começou no ano de 1989 com os BEATLES e um ano depois, mexendo nos discos de seus pais, encontrou uma fita chamada “Uma Noite Na Ópera”. Aos 13 anos de idade já tinha a coleção completa dos BEATLES e QUEEN. Durante esse tempo também começou a ouvir outras bandas clássicas de hard rock como AEROSMITH, GUNS’ N ’ROSES, DEF LEPPARD, etc. Com o passar do tempo deixou de gostar de algumas bandas, mas o gosto passou a se refinar. Graças a um amigo, no ano de 1994, passou a conhecer bandas como FAIR WARNING, HEAVEN’S EDGE e DANGER DANGER.


18, 19 e 20 de Outubro de 2013 – ROCK CITY (Nottingham, Inglaterra) 
por Sebastián Cauvet


A VONTADE DE ASSISTIR AO FIREFEST

Não me recordo exatamente qual foi o ano que conheci o evento. Primeiro tinha ouvido falar, depois vi os cartazes e já foram vários como o de 2010 que tive vontade de ir. Mas este aqui teve uma seleção de bandas tão, mas tão preferidas minhas, como HAREM SCAREM, DARE, HEAT (que só foi anunciada bem depois de eu já ter tudo para viajar), TREAT, VON GROOVE, entre outras, que logo comprei os ingressos no mesmo mês que publicaram as bandas, em dezembro de 2012, eu ainda torcia para o mundo não acabar (risos).

LOCAL E ORGANIZAÇÃO

Achei muito, muito bom. O FIREFEST é um evento relativamente grande. Não é um megaevento como um ROCK IN RIO, mas sua organização leva mais de um ano e movimenta muita mão de obra, dividida em setores como marketing, segurança, técnicos, logística, etc. Deve ter mais de 200 pessoas trabalhando no FIREFEST e, sendo um evento que a cada ano só cresce, é porque é um evento muito bem organizado. O evento é divulgado com 1 ano de antecedência. Os ingressos do próximo FIREFEST já estão à venda. A publicação das bandas será em Dezembro e o evento só ocorrerá em outubro. É tão planejado que temos o privilégio de saber com muita antecipação o que teremos pela frente. Lá é tudo muito bem feito. Tudo funciona pontualmente, como deve ser, não falta nada e a recepção no local do evento por todo mundo que é da organização é maravilhosa. Uma menção especial vai para a gente da segurança que teve um gesto muito lindo comigo e o pessoal do Peru que fomos de tão longe.

BANDAS QUE SE DESTACARAM

Bem, se a pergunta se refere a qual me surpreendeu, a resposta é ALIEN. Não era fã, mas fizeram um show tão, tão bom, que virei um. Agora, se a pergunta se refere à qual mais gostei, aí fica difícil. Posso dizer que o do HAREM SCAREM, mas DARE, TREAT, HEAT, ECLIPSE e VON GROOVE não ficaram muito atrás.

BANDAS QUE DECEPCIONARAM

BATON ROUGE. A pior de todas. O vocal estava chapadíssimo. A voz do cara não conseguia nem sair. Parecia uma banda tocando no Manifesto (casa de shows em São Paulo), onde o músico se aproxima do batera para ouvir o ritmo, com uma montagem que não parecia organizada, tempos mortos, etc. Realmente me decepcionou, embora, deveríamos lhe dar um desconto, pois fazia 25 anos que não se apresentavam.

QUALIDADE DO SOM

Para os Europeus uma coisinha mínima já é "não estar bom", os caras são perfeccionistas. Eu não reparei se estava ruim sinceramente. O som lá é um som alto, mas que não estoura teus ouvidos sabe? Onde não importa em que lado do palco você esteja, você vai ouvir com perfeição todos os instrumentos. Mas sim, existiram comentários, e parece que para o segundo dia trocaram o engenheiro de som. Muitos falam que aí melhorou muito. Para mim estava perfeito.

O QUE FICOU DA EXPERIÊNCIA

Eu não tenho palavras do que tenho vivenciado. Para quem escuta, curte e é fã de melodic rock, o FIREFEST é “o” evento, um evento que reúne público do mundo todo. Tinha gente das partes mais remotas do mundo, tinha grupo de espanhóis, brasileiros, finlandeses, peruanos, etc. Um festival que abre espaço a bandas como HEAVEN’S EDGE. É um dos poucos festivais que da essa oportunidade para as bandas que nós mais gostamos, pois é exclusivamente de melodic rock. Ainda numa cidade como Nottingham que é tranquila, linda e você vivencia durante o festival todo o ambiente nas ruas, topando com o público, vendo camisetas por lá, achando gente da produção que te reconhece e te cumprimenta e até mesmo os músicos. Vou a um Starbucks e fico na fila atrás de Michael Schooton do VON GROOVE). São coisas e momentos muito particulares que só o FIREFEST pode te oferecer. Tomara que o mesmo não acabe o ano que vem como se vem falando, e que se acabar, que volte logo. Eu particularmente tive o melhor final de semana da minha vida.

Algumas fotos de Sebastián com músicos do evento:

 Eric Martin (MR. BIG)









Johnny Gioeli (HARDLINE)









Darren Wharton (DARE)









HAREM SCAREM









H.E.A.T.









TREAT









Bob Catley (MAGNUM)









ECLIPSE

Nenhum comentário:

Postar um comentário