.

.

AOR, Hard Rock, Melodic rock

domingo, 16 de junho de 2013

ROCKIN' INTERVIEWS - W.E.T.




A gravadora italiana Frontiers tem exagerado nos últimos anos com inúmeros projetos, álbuns cheios das "participações especiais" e músicas encomendadas que, muitas vezes, soam sem vida e com pouca inspiração. Definitivamente não é o caso do W.E.T., que nasceu da junção de três grandes bandas suecas e seus integrantes. W - de WORK OF ART (Robert Säll), E - de ECLIPSE (Erik Martensson) e T - de TALISMAN (Jeff Scott Soto). A Frontiers acertou em cheio e nos brindou com música da mais alta qualidade. O segundo álbum do W.E.T., "Rise Up", foi lançado este ano e, para mim e para muitos, é até agora o melhor álbum do ano. Confira esta entrevista muito legal com Jeff, Robert e Erik. Espero que gostem!  (Denis Freitas)

JEFF SCOTT SOTO 
LEAD VOCALS


ENTREVISTA

Quando vocês finalizaram "Rise Up", sentiram imediatamente que tinham feito um grande álbum?

Absolutamente, há elementos de "Rise Up" que eu gosto ainda mais do que o álbum de estréia! Eu acho que o álbum em geral soa mais como uma banda agora e ainda capta a essência do que criamos no primeiro álbum. 

Eu gosto tanto de seu último álbum solo "Damage Control", como "Rise Up", e não acho que os estilos são lá muito diferentes. Como você os compara?

Eu não encontro muitas semelhanças entre "Damage Control" e "Rise Up". W.E.T. tem sonoridade mais AOR e os meus álbuns solo estão por todo o mapa, eu gosto de cobrir outros gêneros de música rock apenas para mantê-lo mais interessante para mim. O W.E.T. acerta e permanece em uma boa fórmula que funciona para nós também.

Você sempre foi a favor da adição de diferentes sonoridades no hard rock com o TALISMAN e também em sua carreira solo, colocando groove, funk... Ainda que o W.E.T. não faça nada realmente novo, há algo bem atual em termos de produção. O quanto importante é para você atualizar e trazer novos elementos ao hard rock?

Muito importante ou eu fico entediado muito facilmente! Eu cresci com uma série de influências e estilos além de apenas Rock, seria um desastre para mim como um artista não expressá-las de alguma forma. W.E.T. não precisa de experiências com muitas influências externas, todos nós também temos gostos muito diferentes na maior parte, provavelmente nós odiaríamos as músicas  que o outro ouve se estivéssemos em uma longa viagem de carro (risos). Mas nós temos um interesse comum sobre como a banda deve soar e encontramos um grande equilíbrio para chegar lá.




Você tem trabalhado com músicos da Suécia por um longo tempo (MALMSTEEN, TALISMAN e agora W.E.T.). Qual é a característica dos músicos suecos que mais lhe agrada? Há algo negativo em trabalhar com eles?

O único aspecto negativo é que depois de 30 anos associado a eles, eu ainda não sei a língua! Mas o vínculo comum que todos eles têm é a forma como eles são comprometidos em serem os melhores que puderem como músicos e artistas. Acho que o nível de foco deles é superior ao de quaisquer outros músicos de todo o mundo com os quais eu tenha me envolvido, às vezes tão dedicados que se esquecem de se divertir com a música, porque tem que ser muito bom! Mas eu tenho sorte com as associações que tive, há um grande equilíbrio de diversão e incrível, tudo embrulhado em um.

"Learn to Live Again" de "Rise Up" (2013)


Existe alguma chance dos brasileiros verem o W.E.T. por aqui? 

Estamos conversando para fazer alguns shows por aí, o problema é tempo, pois temos uma banda que é composta por três outras bandas e carreiras, também tem eu que estou por todos os lugares. Esperamos ter alguma coordenação acertada logo, pois eu gostaria de nos levar até aí e mostrar aos garotos como é um público de VERDADE!

ROBERT SÄLL 
KEYBOARDS / GUITARS


ENTREVISTA

Vocês não têm "medo" ou ficam preocupados que o W.E.T. fique maior do que suas próprias bandas? Que banda você vai escolher se convites para grandes shows começarem surgir para o W.E.T. e não o Work Of Art?

W.E.T. já é maior do que as nossas respectivas bandas e isso fazia parte do plano quando a Frontiers nos juntou. Eu não vejo isso como uma competição, no entanto, se qualquer uma das bandas, ou, melhor ainda, as duas bandas forem bem sucedidas, é melhor para mim. Você não pode realmente ter sucesso demais, sabe?

O som de "Rise Up" está fantástico, cristalino. Além disso, as guitarras e bateria soam bem pesados e bem "na cara", o que não é tão comum para este gênero, no qual muitas vezes os instrumentos  soam comprimidos e fracos. Foi algo discutido antes de mixagem e masterização?

Sim, nós sentamos e discutimos sobre como queríamos que este novo álbum soasse, nós tínhamos uma ideia muito clara sobre o que queríamos desde o começo. Além disso, discutimos onde queríamos ir em termos de composições e como poderíamos melhorá-las desde o primeiro álbum. Eu acho que o novo álbum é muito mais sólido, tanto na produção como no departamento de composição. Você vai ser o juiz!




Haverá um DVD do W.E.T.? Quando?

Sim, nós gravamos um show completo aqui em Estocolmo, em janeiro deste ano, que está sendo mixado agora. Eu acho que vai ser lançado ainda este ano. Não percam!  

ERIK MARTENSSON 
GUITARS / BASS /  KEYBOARDS / VOCALS



ENTREVISTA

Você acha que "Rise Up" conseguiu aumentar ainda mais o interesse pela banda?

Com certeza, as reações ao álbum têm sido fantásticas. E as vendas tem sido tão boas que o nosso valor definitivamente aumentou.

Para vocês, o W.E.T. é uma banda ou um projeto? 

Bem, nós o tomamos por aquilo que é e todos sentimos que é uma banda de verdade, temos uma formação permanente. Mas é claro que temos nossas bandas "próprias" também, nem sempre é fácil de se reunir e trabalhar, mas nós temos, pelo menos, conseguido encaixar alguns shows este ano. 



A participação de Jeff no processo de escrita trouxe uma sonoridade mais AOR/Melodic no geral, se comparado com o debut?

Não, na verdade não. Jeff se envolveu mais no processo de escrita das letras. Nós estávamos prestes a fazer o nosso segundo álbum e discutimos o que nós gostamos e não gostamos no primeiro álbum e construímos o segundo álbum em torno desses elementos. Nós realmente queríamos colocar o que sentíamos ser único no W.E.T. e fazer o segundo álbum ainda mais "Wetter", se é que você me entende.



Um comentário:

  1. Se for o show que estou pensando, esse DVD será demais! Tocaram músicas do Work of Art, Eclipse e do Talisman!

    ResponderExcluir