.

.

AOR, Hard Rock, Melodic rock

sábado, 28 de dezembro de 2013

ROCKIN' REVIEWS - ROYAL HUNT


ROYAL HUNT – “A Life To Die For” (2013)

                                   Rating






1 Guitar (Fraco)   2 Guitars (Regular)   3 Guitars (Muito Bom)   4 Guitars (Excelente)   5 Guitars (Obra Prima)

Este álbum chegou aos quarenta e cinco minutos do segundo tempo do ano de 2013 como aquela alteração de último minuto do time que muda o rumo do jogo. Eu já não esperava mais nenhum lançamento de tamanha qualidade para este ano, mas fui surpreendido com o novo álbum do ROYAL HUNT. Acompanho há anos o trabalho da banda e já sabia de sua competência, só não imaginava que Andre Andersen e D.C. Cooper fossem capazes de renovar o espírito da banda com tanta inspiração neste que é seu 12º álbum.  Se você procurar por informações da banda, provavelmente será informado que fazem rock/metal progressivo ou sinfônico. Estas definições até fazem sentido, mas sempre achei que a banda vai além e cria uma sonoridade bastante particular com influências diversas e está muito longe de ser semelhante às milhares de bandas sem lá muita identidade e qualidade chamadas de “sinfônicas”.  Andre Andersen conseguiu criar algo bem próximo da aura dos clássicos “Moving Target” e “Paradox”, porém, agora tudo é ampliado por músicos de orquestra e coral. D.C. Cooper mostra-se inspiradíssimo e faz uma das melhores performances vocais do ano, versátil, técnico e com categoria fora do comum.  O álbum todo possui sete faixas totalizando 46 minutos de música quase sem partes fracas. Vamos a alguns destaques: 
  • HELL COMES DOWN FROM HEAVEN – A épica faixa de abertura tem quase 10 minutos de duração e mostra de cara o que está por vir: melodias grandiosas, vocais variados e um refrão memorável.
  • RUNNING OUT OF TEARS – Esta me fez lembrar de algo do “Paradox”, com sua levada meio tempo e refrão extremamente grudento, no bom sentido. Uma das melhores do álbum, mais direta e com melodia muito marcante.
  • ONE MINUTE LEFT TO LIVE – Nesta faixa as coisas voltam a ficar mais progressivas e por vezes mais aceleradas. Belas melodias acompanham a guitarra e bateria mais velozes para chegar a um refrão bem melódico com D.C. Cooper mostrando toda sua categoria.
  • WON’T TRUST WON’T FEAR WON’T BEG – Novamente com o lado progressivo e sinfônico aflorado, André mostra sua grande capacidade como compositor e nos brinda com uma grande música repleta de coros e instrumentos clássicos. D.C. Cooper novamente arrebenta tudo variando com maestria seus vocais, fantástico!
  • A LIFE TO DIE FOR – Com um ótimo riff de guitarra a faixa título fecha o álbum deixando aquela sensação de “já acabou?”.  Uma faixa mais rocker, direta com mais um refrão arrebatador, simplesmente sensacional!

O ROYAL HUNT definitivamente volta a se destacar no primeiro escalão das grandes bandas do estilo e sua parceria com D.C. Cooper é a receita para seu sucesso. O único fator negativo que consigo encontrar aqui é a falta de maiores variações na sonoridade da banda de um trabalho para outro. Seria interessante ver Andre Andersen ousando um pouco e usando diferentes arranjos e texturas em seus teclados. Ainda assim “A Life To Die For” é um dos álbuns mais legais que ouvi em 2013, repleto de melodias marcantes e gravação impecável. (Denis Freitas)

1-  Hell Comes Down From Heaven
2-  A Bullet’s Tale
3-  Running Out of Tears
4-  One Minute Left to Live
5-  Sign of Yesterday
6-  Won’t Trust, Won’t Fear, Won’t Beg
7-  A Life to Die For


Andre Andersen - Keyboards
DC Cooper – Lead Vocals
Allan Sorensen – Drums
Andreas Passmark – Bass Guitar
Jonas Larsen – Lead Guitars
Produced and mixed by Andre Andersen

Guest musicians:
Kenny Lubcke, Alexandra Popova – backing vocals
Jacob Kjær – guitar solo on “Running Out of Tears”
Soma Allpass, Christina Lund, Patricia Skovgaard, Christina Larsen - strings
Erik Rosenqvist, Mads Kofoed - brass/woodwinds
CV Company – choir



Nenhum comentário:

Postar um comentário