.

.

AOR, Hard Rock, Melodic rock

segunda-feira, 1 de abril de 2013

ROCKIN' INTERVIEWS - Adrián Barilari (Barilari / Rata Blanca)


O argentino Adrián Barilari está com mais de 50 anos e parece cada vez mais jovem. Além de estar à frente dos vocais da maior banda de hard rock argentina desde 1989, Rata Blanca, está em seu quarto disco solo, intencionalmente chamado "4", cercado de músicos de muito talento e mostrando uma sonoridade moderna, mas sem deixar de lado o hard/heavy mais tradicional. Barilari tem um vocal único, poderoso e impressionante, que seguramente o faz um dos melhores vocalistas da América do Sul, tendo inclusive já gravado com músicos do Stratovarius e Nightwish, em seu primeiro álbum solo - "Barilari", de 2003. Fiquei muito impressionado ao ouvir este último álbum, então resolvi entrar em contato com Adrián e tivemos uma conversa bem legal, espero que gostem!   (por Denis Freitas)

ENTREVISTA

Último trabalho solo - "4"
Em primeiro lugar, parabéns pelo seu mais recente álbum "4", muito variado, com excelentes composições. O som moderno foi intencional? Você escreveu todas as músicas? Havia um conceito já pré-definido pela banda? Quanto aos timbres de guitarra, efeitos de teclado, é você que decide?

Olá, como está? A sonoridade de "4" foi buscada através de seu predecessor "Abuso de Poder", que é intencional, eu escrevi todas as músicas e todas as letras. Meus músicos colaboraram com muitos temas e ideias, e junto com meu produtor Guillermo de Medio decidimos muito do que se ouve hoje.

No início do cd somos surpreendidos com "Hoy por Hoy", com muito peso e um toque eletrônico, costuma ouvir este estilo de música? Como foi a composição dessa música? O resto do álbum soa mais tradicional, embora ainda muito atual ...

Sim, exato. Eu gosto de renovar e explorar, eu amo essa música, é bem potente, direta e muito atual. É com ela que abro os shows e devo dizer que me identifico muito com esta música.

Ao vivo como Barilari

Apesar de estar com mais de 50 anos, você não apela para algo mais tradicional e suave como muitos cantores fazem depois de alguns anos na estrada. Quais bandas e tipos de música você ouve hoje?

Gosto de quase todo tipo de música, mas sempre fiz coisas diferentes em minha carreira, como em "Canciones Doradas", disco de covers em espanhol. Mas eu não posso deixar a minha essência, que é o Hard Rock e Metal. Então exploro e saem essas coisas que não são tão novas e tem a ver com o que tenho escutado atualmente como Foo Fighters, Nickelback etc



Último trabalho de estúdio do Rata Blanca - El Reino Olvidado
Como é o mercado hoje para o rock na Argentina em termos de shows, vendas e suporte da grande mídia? Você acha que o rock está decaindo no mundo?

O rock nunca diminui, o que diminui é o apoio a novas bandas e falta de vendas de CDs no mundo torna tudo lento e pouco investimento na América Latina, pelo menos, faz com que os músicos têm de fazer as coisas ainda mais independente e artesanal, em termos de shows temos todos os tipos de bandas de fora que vem, pelo menos em nosso país, o que tira espaço.

Você acha que o hard rock cantado em espanhol sofre um certo preconceito na Europa e resto do mundo? Bandas brasileiras, por exemplo, preferem cantar em inglês...

Eu me sinto pioneiro nisso, a verdade é que não tenho preconceito e isso não me prejudicou em nada, cada vez que eu tinha de fazer covers, ou homenagem a grandes nomes da música, fiz em espanhol porque eu tive uma experiência ruim com meu primeiro álbum e decidi não cantar mais em Inglês, não é minha língua e eu não me sinto confortável.

Com o saudoso Dio
Tem contato com bandas brasileiras? O que você acha da rivalidade entre Brasil e Argentina? Você acha que afeta a música? Quantas vezes se apresentou aqui e qual foi a sensação?

Eu tive contato com o Angra e seus músicos na época, grande banda até hoje, perdi o contato com eles, mas não se ouve bandas brasileiras no meu país, como aí não são ouvidas as nossas, se é por causa do idioma eu não sei, creio que a rivalidade se dá mais no futebol e, certamente, nos afeta musicalmente não nos encontrarmos e tentar uma integração. Tive a oportunidade de estar aí nos anos 90 com o Rata Blanca e eu gostei muito do público, mas depois não voltamos novamente, não pelo menos com a formação em que eu estava.

Quais são as suas cinco bandas do coração?

Queensryche, Deep Purple, Pink Floyd, Beatles, Foo Fighters, AC / DC, Judas, e muito mais! Hehe grande coração ...


Com Rata Blanca

Quais são os planos para 2013 com sua carreira solo e com o Rata Blanca?

Com a minha carreira é seguir e abrir novos horizontes, porque para mim é ainda um começo ... Com o Rata tudo vai depender de poder entrar este ano em estúdio e conseguir um contrato que nos devolva ao lugar que tínhamos na Argentina e na América!







SITE OFICIAL: http://www.barilariadrian.com.ar/
COMPRAR CD "4" NO AMAZON: http://www.amazon.com/Barilari-4-Adrian/dp/B0088EDQE2



Nenhum comentário:

Postar um comentário