.

.

AOR, Hard Rock, Melodic rock

quarta-feira, 5 de março de 2014

ROCKIN' CHATS - Nick Workman (VEGA)

Saiu no último domingo em nosso canal no YouTube (BRM123ROCK) o ROCKIN' CHATS de número 6 com Nick Workman, vocalista do VEGA. A partir de agora o ROCKIN' CHATS será feito em áudio (no YouTube) e escrito aqui na página, já que não disponho mais de tempo para fazer as legendas. Portanto, quem quiser conferir o áudio, ainda terá a opção como antes e quem quiser conferir a entrevista por escrito, encontrará aqui.  Espero que gostem! (Denis Freitas


ENTREVISTA

Oi Nick!
Oi, como vai?

Estou bem.
Legal, legal.

Muito obrigado por atender. Onde você está agora?
Estou em minha casa, que é próxima a Birmingham.

Birmingham, ok. Ótimo.
Bem, é o lugar mais conhecido para as pessoas saberem.

O que tem feito ultimamente?
Estamos concentrados no terceiro álbum.

Sim, eu vi você dizer que tem músicas suficientes para 3 álbuns. Como vocês escolhem as músicas? Deve ser um inferno...
Sim, é um pouco, mas você chega a um ponto onde sente o álbum e que músicas você precisa. Eu perdi as contas de quantas vezes dissemos: “Essa é a melhor música que fizemos!” Tem uma música que na verdade escrevemos antes de “What The Hell!” e ficou de fora do álbum. Chama-se “Tears Never Dry”, é tipo uma balada épica sobre a guerra...
Mas não sabemos se entrará desta vez ou iremos guardar novamente para outro álbum, eu não sei. Esta é a música mais velha que fizemos há alguns anos. O resto é tudo novinho.

Ótimo. Eu já disse ao James o quanto gosto do seu último álbum "What The Hell!", li vários bons comentários dele por todo lugar. O ano de 2013 foi até agora o melhor ano para a banda?
Sim, eu diria, mas foi outro ano difícil nos negócios porque o selo na Suécia, temos contrato com o selo na Suécia, que é o selo principal. Era para o álbum ter sido licenciado para outros territórios, eu não sei o que aconteceu, mas algo foi deu errado. E só saiu pela Escandinávia e Reino Unido, na Alemanha só tinha o importado e o resto do mundo não teve um lançamento oficial, então deu tudo errado. Na verdade ontem... eu conheço bem o cara que cuida do selo, então conseguimos sair do contrato com as gravações originais de “What The Hell!” para podermos relançá-lo. Então o ano foi ótimo em termos de publicidade que tivemos estando na Classic Rock Magazine, a turnê com o FM, boa cobertura de imprensa e tocando, isso foi ótimo. Mas poderia ter sido muito melhor se repetíssemos esse sucesso em outros países. Mas, dito isto, ainda estamos crescendo, acho que vendemos mais álbuns do que imaginávamos, então vamos continuar a crescer e nos concentrar no álbum número 3 agora.

Bom. Quando vocês finalizaram o álbum “What the Hell!”, vocês sentiram que tinham um álbum tão bom?
Sim, definitivamente. Quando íamos ao estúdio nos sentíamos muito confortáveis com as músicas... Já disseram isso muitas vezes, mas quando você está em estúdio, a primeira pessoa que você tem que agradar é você mesmo. Você não pode compor para agradar outras pessoas, você não sabe o que irá agradar os outros. Sabe, um “Hysteria” é para uns o que “Cherry Pie” é para outros.

Vocês fizeram uma tour com o FM. Steve Overland está em grande forma, você o assistiu? Você costuma assisitir outros cantores para aprender?
Sim, não conseguíamos ver todas as noites. Mas eu conversava com o Steve quando o via nos shows. Via o que ele fazia antes de subir ao palco, ele faz gargarejo com TCP. Você tem TCP aí no Brasil? É como um antisséptico e fede! Ele faz gargarejo disso por 40 minutos antes de subir ao palco para aquecer. Antes de começar eu apenas rio e estou pronto. Eu sou adepto do pensamento do Bruce Dickinson, eu vi em uma entrevista há muitos e muitos anos na qual ele diz que não aquece, pois ele diz que a voz é como um carro e você tem um certo limite de milhagem no marcador, então porque você cantaria para as paredes?

E quais são seus cantores favoritos?
Cantores... vai ser uma lista. Se eu começar, em termos de inspiração, o que me fez querer cantar foi Joe Elliot (DEFF LEPPARD), mas minha voz não é parecida com a dele, mas também acho que ninguém tem a voz dele, é original. Na verdade eu iniciei e melhorei meu alcance cantando Sebastian Bach, “Slave To The Grind”. Então fui para Ray Gillen, BADLANDS. Uma banda chamada CATS IN BOOTS, tinha o cantor chamado Joel Ellis, que tinha uma banda chamada HEAVY BONES, eu também adoro o que ele fez. E tem cantores mais atuais, Myles Kennedy e adoro James Michael do SIXX A.M. E mesmo Jared Leto do THIRTY SECONDS TO MARS eu acho que tem uma ótima voz. Então aí está uma lista eclética para você.

Sim e aparece em seu modo de cantar. E acho que o VEGA tem esse som muito original, vocês tem muitas influências e isso é ótimo, é bom para a música.
Sim, definitivamente. Não temos medo de nos inspirarmos em DURAN DURAN, A-HA, INXS, THE KILLERS ou qualquer um desses. As pessoas pensam: O que? Como pode eles não serem influenciados por WHITESNAKE, POISON ou DEF LEPPARD? Nós falamos abertamente que não somos apenas influenciados por AOR ou  Melodic Rock.

O que vocês estão fazendo é ótimo porque vocês abrem as mentes das pessoas. Sempre tem uma banda que a gente começa a ouvir e pensa: “Eles fazem algo diferente, é estranho, mas eu gosto” e então você passa a gostar e acho que acontece com o VEGA...
Acredite em mim, Rock é meu tipo preferido de música, eu escuto todo dia. Não passo uma hora sem ouvir algum tipo de rock e é minha paixão, mas você precisa ouvir todas as formas de rock. Você precisa colocar temperos diferentes. É isso que tentamos fazer, usamos diferentes sons de teclados, canto de maneiras diferentes e não cantamos sobre “corações partidos no boulevard dos sonhos” ou algo assim, tentamos variar isso também, tentamos fazer as coisas diferentes. Mas também não nos vemos como algo tão diferente. Vemos bastante coisas tipo: “VEGA tenta fazer algo diferente” e penso: “Sério? É tão diferente?” Eu não sei, deve haver algo que seja bem diferente. Mas o que eu posso dizer? Estamos felizes assim.

Sim, eu acho que você tem sorte. As bandas hoje em dia soam tão parecidas.
Sim, e também ter pessoas que têm opiniões fortes, os que adoram ou odeiam é melhor do que as que dizem “Sim, eles são ok”. Porque uma banda que dizem que são “ok” nunca irá a lugar algum, pois você precisa de pessoas que tenham paixão pela banda e também terá as pessoas que odeiam passionalmente a banda...

Sim, do contrário você será mediano e vocês não querem isso...
Sim, exatamente.    

Como você começou a cantar?
Foi por volta de 1987, quando saiu "Hysteria", "The Final Countdown", WHITESNAKE "1987", "Slippery When Wet" fazia pouco tempo que tinha sido lançado, "Appetite for Destruction" do GUNS N' ROSES. Não havia como não ser inspirado a fazer música rock naquela época, estava na sua frente. Então comecei a cantar esses na época e várias bandas, na escola e tal. E enquanto alguns amigos enjoaram daquilo eu ainda tinha a paixão para fazer. E aí comecei a cantar "Slave To The Grind", principalmente a última faixa "Wasted Time". E eu não conseguia chegar perto ao que Sebastian Bach fazia... E fiquei tentando várias vezes cantar aquela música, por seis meses, detonando minha voz e finalmente consegui fazer mais ou menos o que ele fazia. E depois... A vida toda eu só tive 4 aulas de canto. 

Nossa! E sobre o novo álbum, você acha que as estruturas e modo de composição das músicas seguirão de algum modo o estilo de "What the Hell!"?
Sim, tem a mesma pegada novamente. É provavelmente mais um passo para o VEGA se tornar o que realmente é. Não sei explicar direito... Sempre que terminamos uma música, pensamos: "Esta é prima daquela música", então "Into The Wild", sua prima seria "Hands In The Air" , elas tem o mesmo tipo de clima, então sempre pensamos assim. Temos uma música que soa como "White Knuckle Ride" multiplicada por mil!, com aquele tipo de clima, porém maior, melhor e mais monstruosa! (risos)

Desse jeito todos vão ficar bem curiosos sobre o novo álbum! (risos)
Uma coisa ruim que aconteceu com "What The Hell!" foi que vazou na Internet 4 meses antes e foi horrível. Dessa vez não vamos divulgar informações das gravações ou postar fotos do estúdio.

Nick, muito obrigado!
Foi bom falar com você!

Nenhum comentário:

Postar um comentário