.

.

AOR, Hard Rock, Melodic rock

quarta-feira, 1 de janeiro de 2014

BRM AWARDS (TOP 10 ALBUMS OF 2013)


Fala pessoal! Já é 2014 e trago para vocês o BRM AWARDS (Top 10 albums of 2013)!


MÚSICA NÃO É COMPETIÇÃO

Antes de qualquer coisa, gostaria de esclarecer que a lista foi feita por mim com base, acima de tudo, em meu gosto musical dentro do rock! Estes foram simplesmente os CDs que mais ouvi durante o ano de 2013 e vão do AOR e Hard Rock até algo um pouco mais pesado.

Obviamente levei em consideração fatores como qualidade de gravação e produção, originalidade e qualidade de composição. Contudo, jamais teria a pretensão de ser um crítico de música ou encarar a música como algo preciso, lógico e objetivo. Música é subjetiva, movida por inspiração, talento e transpiração, afinal os músicos e envolvidos precisam ralar bastante para fazer um álbum acontecer. Porém, mais do que isso, música boa é aquela que você, que está ouvindo, considera boa. 

Abaixo estão nada mais do que minhas recomendações dentre as centenas de trabalhos que conferi durante 2013 e também é minha forma de demonstrar a apreciação pela arte e seus artistas. Espero que algumas delas te agradem! Agora parto para um breve recesso até meados de Janeiro para voltar com muitas novidades. Apreciem sem moderação! (Denis Freitas)

BRM AWARDS

Top 10 albums of 2013


10     FM – “Rockville”


Os veteranos britânicos do FM mais uma vez nos brindam com um belíssimo trabalho. “Rockville” vem recheado de experiência e musicalidade cheia de feeling e técnica.  Steve Overland da uma aula nos vocais, acompanhado por um time muito competente. Um álbum que mostra que a banda ainda tem muito o que dizer com sua música melódica e agradável.




 9      ADRIANGALE  - "Sucker Punch!"


Finalmente eles voltaram! Após a belíssima impressão que deixaram com seu último álbum “Crunch”, o ADRIANGALE voltou com muita categoria. “Sucker Punch!” é hard rock com melodias cativantes e belo trabalho de guitarras. Várias faixas que grudam na cabeça e músicos bastante inspirados!







 8      N.O.W. - "Bohemian Kingdom"

Parabéns para a única banda brasileira a figurar por aqui! Apesar de contar com os vocais de um jamaicano radicado nos EUA, o talentoso Philip Bardowell, podemos dizer que esta é uma banda brasileira, afinal todos os outros músicos são da nossa terra e foram talvez responsáveis pelo melhor álbum do estilo já feito no Brasil. Alec Mendonça, baixista e compositor da banda, conseguiu superar seu trabalho no debut. “Bohemian Kingdom” esbanja técnica, bom gosto e criatividade.  


 7      PINK CREAM 69 - "Ceremonial"


Talvez eu tenha sido um pouco duro com este álbum em sua resenha inicial. Após ouvi-lo por mais tempo, tornou-se um dos favoritos do ano. Mais um grande álbum da banda que, talvez por culpa de seus “sumiços”, não ganhou o devido destaque. A faixa “Special” foi uma das músicas que mais ouvi no ano.






 6      JOHN ELEFANTE - "On My Way To The Sun"


Não dá para excluir o trabalho de John Elefante por se tratar de rock cristão, seria um “pecado” com a música. Apesar de não ser lá muito atual, o álbum mostra enorme qualidade e versatilidade do ex vocalista do KANSAS. Belíssimas melodias, músicas complexas e reflexivas e uma das vozes mais bonitas do rock.






 5      ROYAL HUNT - "A Life To Die For"


Esse entrou e ganhou seu lugar aos 45 minutos do segundo tempo! Mais um belíssimo álbum para a discografia da banda. Composições grandiosas e marcantes com performances e gravação da mais alta qualidade. A banda ganha novo fôlego e fica evidente que D.C. Cooper é a voz do ROYAL HUNT.







 4      DEGREED - "We Don't Belong"



Mais outro excelente trabalho dos suecos após seu brilhante debut de 2010. Agora com sonoridade ainda mais moderna e se arriscando mais, “We Don’t Belong” é um belo exemplo de como é possível aliar elementos atuais com o melodic rock mais tradicional. Músicos altamente técnicos e criativos somados à alta qualidade de produção e gravação. Que continuem assim!




 3      THE WINERY DOGS - "The Winery Dogs"



Por preconceito, imaginei que este seria mais um “supergrupo” chato, presunçoso e feito para os ouvidos de músicos. Surpreendi-me com um dos melhores do ano, pois trata-se de hard rock feito com extremo bom gosto, músicas cativantes e ainda cheio de técnica. Discaço!







 2     VEGA - "What the Hell!"


Os britânicos do VEGA já haviam mostrado seu potencial com o primeiro álbum, mas com “WTH” a banda mostrou bastante evolução e fez este belíssimo trabalho soando bastante original, mesclando o moderno e o antigo. Hard Rock revigorado, produção caprichada e muito bom gosto nos arranjos fazendo com que cada música se destaque, ricas em detalhes e performances individuais de alto nível para completar a receita.  



MELHOR ÁLBUM DE 2013
   

1-   W.E.T - "Rise Up"


Com “Rise Up”, o W.E.T. conseguiu melhorar ainda mais o que já tinha feito em seu excelente debut.  Os talentos de Jeff Scott Soto, Erik Martensson e Robert Sall, músicos e compositores bem acima da média, combinados, foram capazes de dar vida à música que imediatamente te faz sair cantando e no estilo ao qual a banda se propõe isso é ouro! Não fazem um som novo, mas com talento, criatividade e produção moderna, foram capazes de criar uma sonoridade bastante original. Bastante melodia e boas doses de guitarra com certo peso, acompanhadas de grandes refrões fazem de “Rise Up” um daqueles álbuns que você sai cantando e gosta logo de cara sem fazer muitas análises, simples assim. Fácil de decidir, pois foi o CD que mais vezes ouvi este ano!

VALE MUITO A PENA CONFERIR TAMBÉM OS ÁLBUNS :
Sem uma ordem específica

COVERED CALL - “Impact”
CRASHDIËT – “The Savage Playground”
DEEP PURPLE – “Now What?!”
FATE – “If Not For The Devil”
FERGIE FREDERIKSEN – “Any Given Moment”
FIND ME – “Wings of Love”
HAREM SCAREM – “Mood Swings II”
INDICCO – “Karmalion”
IVAN BUSIC – “Rock and Road”
KEE MARCELLO – “Judas Kiss”
LANESLIDE – “Flying High”
NEWMAN – “Siren”
PLACE VENDOME – “Thunder in the Distance”
PRETTY MAIDS – “Motherland”
SEVENTH KEY – “I Will Survive”
STARSHIP feat. Mickey Thomas – “Loveless Fascination”
THE THEANDER EXPRESSION – “Strange Nostalgia”


MELHORES MÚSICAS DE 2013
Sem uma ordem específica

“Learn To Live Again” – W.E.T.
“What You Want” – W.E.T.
“On The Run” – W.E.T.
“Saviour” -  VEGA
“It’s Gonna Be Alright” – VEGA
“On My Way To The Sun” – JOHN ELEFANTE
“Special” – PINK CREAM 69
“In For The Ride” – DEGREED
“Elevate Me” - THE WINERY DOGS
“A Life To Die For” – ROYAL HUNT
“I’m Alive” – N.O.W.
“Black And Blue” – ADRIANGALE
“Crosstown Train” – FM
“Anarchy” – HAREM SCAREM
“Think About All Times” – COVERED CALL

MELHOR CAPA

N.O.W. – “Bohemian Kingdom”



MELHOR VÍDEO:

PINK CREAM 69“Special”

Apesar de não ter grande produção, o vídeo é muito legal e transmite de forma bem humorada o que diz a letra crítica da música. Além disso, conta com participações especiais de outros músicos como Andi Deris e Jeff Scott Soto.



Nenhum comentário:

Postar um comentário