.

.

AOR, Hard Rock, Melodic rock

sábado, 21 de setembro de 2013

ROCKIN' INTERVIEWS - FAIR WARNING

Uma das grandes bandas, e talvez um pouco injustiçadas, de hard rock da Alemanha é o FAIR WARNING. Com uma discografia invejável, relativo sucesso na Europa e grande prestígio no Japão, os alemães definitivamente deveriam receber mais atenção por parte da mídia chamada especializada. A banda possui na voz do grande vocalista Tommy Heart, nas guitarras técnicas de Helge Engelke e nas ricas composições do baixista Ule W. Ritgen (ex-ZENO), o segredo do seu hard rock original e empolgante que a difere da grande maioria das bandas de hard rock vindas daquele país. O baixista Ule W. Ritgen foi gentil o suficiente ao me atender em meio a viagens para o Japão. Foi um rápido bate-papo no qual falamos sobre o novo álbum “Sundancer” (review aqui) e outros assuntos.  Espero que gostem! (Denis Freitas)

ENTREVISTA


Vocês estão em turnê pelo Japão como de costume. Vocês já fazem tours no Japão há muitos anos, planejam coisas novas para os shows, além da música?

Na verdade não, nós sempre confiamos em nossas músicas, mas nós trabalhamos bastante em nosso setlist, na ordem das músicas e no fluxo da performance musical.                       

A capa de “Sundancer” e seu release fazem referência ao mundo moderno e virtual que vivemos. Há músicas e letras no álbum que também transmitem essa visão?

Não explicitamente, mas o assunto está presente em várias delas.


Quanto tempo demorou desde a fase de composição  das músicas até o produto acabado?

Mais uma vez, trabalhamos em diferentes lugares, principalmente nos estúdios em nossas casas. A produção total do início ao fim levou mais de um ano.

Pela primeira vez vocês escreveram as músicas em conjunto. Foi algo discutido anteriormente? Como foi o processo? 

As músicas foram desenvolvidas a partir de ideias que eu trouxe e jams enquanto trabalhamos juntos. Nós não tínhamos discutido o processo anteriormente,  apenas deixamos rolar.

Uma das minhas favoritas do álbum é "Jealous Heart". Tem uma sonoridade muito diferente, especialmente no início. De quem foi a ideia dos efeitos no início e o uso do Hammond?

Nós desenvolvemos o som bem aberto e flutuante enquanto trabalhávamos na música. O Hammond foi feito por Helge ...



 Este álbum soa bastante diversificado. Isto reflete os gostos pessoais da banda? Vocês parecem ter gostos muito diferentes uns dos outros, estou correto?
              
Sim, isso é verdade e eu considero como um dos nossos pontos fortes, pois nossa marca registrada sempre foi a ampla variedade de diferentes influências musicais.

Eu disse antes que considero o FAIR WARNING uma banda muito original. Foi algo planejado desde o início? No primeiro álbum a banda fazia um hard rock mais direto, mas a partir de "Rainmaker" a banda começou a soar cada vez mais sofisticada, como isso aconteceu?

Eu acho que quando nós ganhamos mais confiança e personalidade como banda, nós simplesmente nos tornamos mais corajosos para experimentar coisas novas e ampliar nossos meios de expressão musical.

"Rainmaker" de 1995 - semelhanças com a capa do novo álbum  
Você fica incomodado em saber que há países onde vocês têm muitos fãs leais, mas que muito provavelmente nunca terão a chance de vê-los ao vivo?

Sim, isso nos incomoda muito e continuamos trabalhando para tocarmos no maior número de lugares possível.

Por favor, deixe uma mensagem para seus fãs brasileiros, eu garanto que há vários. Obrigado e bom ano para vocês!

Eu acabei de fazer alguns shows no Brasil com Uli Jon Roth e fiquei espantado com a atmosfera intensa e muito musical durante os shows - foi muito divertido! Eu adoraria voltar com o FAIR WARNING e sacudir a casa, então vamos manter os dedos cruzados. Obrigado Denis e o mesmo para você!

Nenhum comentário:

Postar um comentário